A designer amarense Sylvie Castro é a responsável pela criação de ilustração para a mensagem de Natal 2020 das paróquias de Dornelas, Figueiredo, Paredes Secas e Vilela, no Arciprestado de Amares, que são tuteladas pelo padre António Magalhães de Sousa.
Todos os anos, por iniciativa do sacerdote, estas paróquias recebem um postal de Natal com uma mensagem no final da eucaristia.
Este ano, a tradição vai cumprir-se mas de uma forma peculiar, tendo em conta os tempos actuais, marcados pela pandemia Covid-19.
Por isso mesmo, a mensagem de 2020 mostra um presépio tradicional, em que o menino Jesus, Nossa Senhora e São José aparecem cada um com a sua máscara.
«O resto “pessoas normais” – pastores, magos, pobres, profissionais de saúde, velhinhos, crianças, padres – voltados para o presépio em atitude de adoração… mas todas as pessoas sem máscara. Ou seja, inverter os papéis: as três pessoas divinas com máscaras e os humanos sem ela», explica o pároco.
Para Sylvie Castro, esta «talvez seja mesmo a ilustração mais importante e que melhor representa 2020», considerando que «é um desafio» que abraça com «amor e devoção».