“Apontamentos para a história do Mosteiro de Santo André de Rendufe (da génese até à actualidade” é o nome de um livro lançado recentemente por José Antunes, presidente da Associação dos Amigos do Mosteiro de Rendufe.
Segundo o autor, os apontamentos que agora compilou em livro «pretendem demonstrar que este é um monumento histórico português de grande valia patrimonial e cultural, nomeadamente desde a sua fundação, em pleno Condado Portucalense, até à actualidade, com Portugal integrado na União Europeia».
«A descrição sucinta que apresento – e que servirá para ser utilizada como guião para futuros desenvolvimentos – procura ser uma base de apontamentos, fundamentados em documentos oficiais e oficiosos, para a compreensão da história deste mosteiro», refere.
José Antunes frisa que o Mosteiro de Santo André de Rendufe «merece da parte de todos e das entidades oficiais o máximo de empenho e difusão».
«Sem grandes preocupações de rigor científico e até cronológico, pretendo ilustrar que o mosteiro, da fundação até aos nossos dias, representa um monumento histórico de grande valia patrimonial e cultural», resume.
O livro encontra-se à venda “online” no portal da Wook e no início do próximo ano deverá estar também disponível em papelarias de Amares.