A União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas foi distinguida com o galardão “Eco-Freguesias XXI”. O “Eco-Freguesias XXI” é um projecto da ABAE iniciado em 2014, que visa «trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas acções/projectos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável». A cerimónia de entrega de galardões do “Eco-Freguesias XXI” foi presidida pelo Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, e decorreu esta segunda-feira, 21 de Junho, no Teatro-Cine de Pombal, contando com as presenças do presidente da União de Freguesias Rui Tomada e do Vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Ribeiro.
Em nota enviada, o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, sublinha que «a atribuição do galardão representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e é fruto das medidas sustentáveis implementadas nesta freguesia do concelho, com especial destaque para os projetos da “Urjalândia – Aldeia de Natal Sustentável e do Centro de Educação Ambiental”. São projectos apoiados pelo município que foram agarrados com muita visão e determinação pela junta de freguesia de Vilela, Seramil e Paredes Secas».
Para o Vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Ribeiro, «quando o trabalho é reconhecido só nos motiva para fazermos ainda mais e melhor. Esta é a primeira vez que uma freguesia do município de Amares é reconhecida pela ABAE, o que evidencia o trabalho que tem sido feito em matéria ambiental».
Já o presidente da União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, Rui Tomada, diz que «não poderia estar mais orgulhoso» da sua união de freguesias.
«Este reconhecimento evidência o comportamento consciente e amigo do ambiente e a valorização dos projetos desenvolvidos na freguesia. Este reconhecimento faz com exista ainda mais vontade de trabalhar e desenvolver projetos em prol dos habitantes da união de freguesias e do meio ambiente», acrescenta.