No próximo dia 9 de Julho, a Escola Superior de Gestão do IPCA organiza o seminário de encerramento da 5ª edição da pós-graduação em SNC-AP, com início pelas 10h no auditório António Martins, no Campus do IPCA, em Barcelos.
O seminário conta com a participação de vários oradores que irão debater os «desafios e oportunidades do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) na promoção do reporting integrado e da digitalização da prestação de contas e data analysis».
Após a sessão de abertura, que conta com a presença da Presidente do IPCA e, também, coordenadora do Anuário dos Municípios Portugueses, Maria José Fernandes, o seminário estará a cargo de Susana Jorge, Professora Associada da Universidade de Coimbra, que lançará para o debate a «vulnerabilidade e o reporting na administração local no contexto da pandemia».
Segue-se a intervenção de Joaquim Muxagata, Director da equipa de Gestão e Apoio aos Sistemas de Informação da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças do Ministério das Finanças, que irá «reflectir com os participantes as vantagens da transição digital no reporting centralizado das contas e na maior capacitação da data analysis para a tomada de decisão».
Da parte da tarde, o seminário estará a cargo de Lúcia Lima Rodrigues, Professora Catedrática da Universidade do Minho, que abordará o tema da contabilização dos instrumentos financeiros à luz do SNC-AP.
Haverá, ainda, momentos de debate com os oradores, de forma a «fomentar a discussão e reflexão com os participantes no seminário».
Dada a relevância das temáticas em apreço para o contexto de reforma da gestão financeira pública que o país vive actualmente, o seminário é aberto à comunidade em geral, sendo obrigatória a realização da inscrição neste link: https://web.ipca.pt/gesconf/gestao/novoRegistoEventoP/93941135bf51026458756af9b85ba18f