O Centro de Saúde de Amares acolheu, ao longo de várias semanas, a primeira intervenção em grupo destinada a adultos com sintomas de ansiedade e dificuldade em gerir o impacto da Covid-19.
A iniciativa, que teve a sua génese no estágio de Psicologia da Universidade Católica, sob a supervisão da psicóloga do Centro de Saúde de Amares, vai replicar-se nos próximos meses.
Como explica a psicóloga Ana Luísa Pereira, a intervenção em grupo apresenta «inúmeras vantagens», desde logo pela identificação imediata que se cria entre os participantes, que percebem que «não estão sós» nos sintomas e sofrimento vividos.
«Na verdade, uma grande panóplia de sintomas, pensamentos e emoções podem caracterizar o quadro clínico específico da pessoa ansiosa, porém há também uma enorme coincidência de experiências, no modo como a ansiedade se manifesta e limita a vida das pessoas. E este encontro é muito terapêutico», diz a psicóloga.
A intervenção em grupo acontece à segunda-feira entre as 18h00 e as 19h30, no Centro de Saúde de Amares, e desenvolve-se ao longo de sete sessões semanais.
Visa informar e esclarecer sobre o que é a ansiedade; perceber o impacto da Covid-19 na sua gestão; ensinar estratégias para melhor lidar com a ansiedade e assim aumentar o sentimento de controlo face à mesma; diminuir a sintomatologia e o sofrimento psicológico associados; e, com isto, promover bem-estar e qualidade de vida.
Os grupos são constituídos a partir da lista de utentes referenciados à consulta de Psicologia, a quem é proposta a frequência do grupo, gratuita e voluntária. O próximo grupo arranca já no próximo dia 28 de Junho.