Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Projecto “Abraço Maior” leva amor a idosos institucionalizados

Cinco alunos da Licenciatura de Educação Social Gerontológica da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) candidataram-se ao “Transforma Portugal” com o projecto “Abraço Maior” e entregaram estes dias camisolas personalizadas a 32 idosos de quatro instituições da região. Em nota enviada, pode ler-se que o feedback «muito positivo» da ideia dos estudantes permitiu «alargar o projecto e foram criadas mais 40 camisolas para distribuir por outras instituições».

A ideia do projecto “Abraço Maior” surgiu no âmbito de um trabalho de grupo em seminário de intervenção. Segundo Joana Martins, uma das alunas envolvidas no projecto, o objectivo passava por «procurar intervenções gerontológicas que obedeciam a alguns critérios, nomeadamente a pertinência da intervenção face à pandemia Covid-19. Encontramos uma intervenção que se fazia em casas de cuidados paliativos no Canadá, em forma de projecto delegado, e no meio de muitas conversas e discussões chegamos ao Abraço Maior». Depois de aprovada a candidatura ao “Transforma Portugal” e com um «feedback muito positivo» dos alunos, a estudante adianta ainda que «tivemos o máximo de financiamento e conseguimos uma forma de alargar o nosso projeto quatro vezes, sendo dividido por zonas geográficas». O projecto acabou por ser financiado em 1580 euros.

A porta-voz do grupo notou igualmente que «o objectivo deste projecto é reduzir os sentimentos de isolamento, de saudade e de solidão, porque os idosos institucionalizados estiveram muito tempo sem ver as pessoas que mais amam», acrescentando que «muitas das camisolas têm fotografias e mensagens de familiares».

CAMISOLAS PERSONALIZADAS

As camisolas brancas de mangas compridas, fechadas na parte do pescoço e com luvas, são personalizadas com informações de cada pessoa institucionalizada. «Estabelecemos parcerias com instituições de Viana do Castelo, de Caminha, de Melgaço e de Esposende, que nos deram o número de idosos, informações e até fotografias de família. A partir destas informações tentamos criar abraços maiores personalizados a cada pessoa», sublinhou ainda a aluna da ESE-IPVC.

Para além dos 32 idosos que foram surpreendidos com as camisolas personalizadas, os estudantes conseguiram criar «mais 40 camisolas», com dimensão mais geral, que também vão ser entregues a idosos de outras instituições da região. De destacar ainda que a Loja Social de Esposende colaborou com o projecto e fez algumas doações.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS