O Centro de Juventude de Braga – Pousada da Juventude garantiu acreditação internacional para receber voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade, informou esta terça-feira a autarquia.
O Centro de Juventude de Braga é agora uma das 14 organizações do concelho acreditadas com o selo de qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade (CES).
“Esta distinção coloca a InvestBraga, através desta unidade de negócio, na rota das entidades aptas para acolher voluntários do projecto europeu”, afirma a autarquia em comunicado.
Com a atribuição deste selo, o Centro passa agora a estar apta para, na qualidade de organização de suporte e/ou acolhimento, receber e enviar voluntários e, na qualidade de Organização Líder, liderar processos de candidatura aos financiamentos previstos neste programa.
Com financiamento através do CES, o Centro de Juventude de Braga avança com a implementação das actividades ‘SDG’s – Power Vision’ e ‘Peer Mentoring/Coaching’.
O primeiro pretende envolver os voluntários no desenvolvimento de iniciativas organizadas pelo Centro de Juventude que visam a implementação da Agenda 2030, em particular dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Já o segundo pretende trabalhar a área da inclusão, através de modelos de aprendizagem entre pares, aposta em iniciativas de educação não-formal e informal, permitindo ligar os jovens voluntários, que queiram integrar a rede e serem “mentores”, a outros jovens, partilhando com estes, os resultados das suas aprendizagens, com base nas suas experiências.
A obtenção do selo de qualidade do CES permite que as organizações certificadas sejam capazes de realizar actividades de solidariedade de alta qualidade, de acordo com os princípios, objectivos e padrões de qualidade do CES, sendo este selo uma condição prévia para a participação em actividades de voluntariado.
A divulgação de oportunidades é feita no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade (https://europa.eu/youth/solidarity_pt), onde os jovens se devem registar para concorrem a estas ou para serem seleccionados pelas organizações para os projectos.