A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), em parceria com os Municípios seus associados, viram recentemente aprovada a candidatura destinada à “Deteção e Combate” à espécie exótica invasora Vespa velutina, num investimento elegível de 279.160,73€ , cofinanciada a 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
A execução desta candidatura prevê o «desenvolvimento e aplicação de um plano de gestão integrada da Vespa velutina no território da NUTS III Cávado e a aquisição de equipamentos para o controlo da espécie, nomeadamente para a destruição dos respectivos ninhos, incluindo os necessários equipamentos de protecção individual», pode ler-se em nota enviada.
Compreende, ainda, «a promoção da sensibilização pública para os riscos associados para adopção de boas práticas, a inovação em desenvolvimento e teste de novas técnicas e equipamentos para a detecção e o controlo desta espécie exótica invasora, no respeito pelos princípios constantes dos Manuais de Boas Práticas», acrescentam.
A implementação desta estratégia irá «permitir um trabalho coordenado entre várias entidades, motivados para a adopção de metodologias e novas abordagens».