ILUMINAÇÃO

ILUMINAÇÃO -
Amares aprova projeto para implementar lâmpadas ‘led’ em todo o concelho

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Amares aprovou esta segunda-feira, com os votos contra do PS, o projeto de execução para a implementação das medidas de eficiência energética na rede pública de iluminação, nomeadamente a colocação de lâmpadas “led” em todo o concelho.

O concurso público foi lançado em setembro de 2020, mas o processo foi passando por diversos avanços e recuos, tendo o relatório final e a minuta do contrato sido aprovados em dezembro de 2022. Em causa está um contrato de 2,3 milhões de euros.

Esta segunda-feira, durante a discussão da proposta do projeto de execução, os vereadores do PS voltaram a criticar a decisão. “É um negócio ruinoso e que hipotecará os próximos dois mandatos”, disse Pedro Costa, considerando tratar-se de um “bom negócio para a empresa e péssimo para o município”.

Com um prazo de 12 anos, o contrato prevê, no final desse período, uma poupança de 72% em kWh em relação à “baseline” de consumo, o que o presidente da Câmara, Manuel Moreira, considera ser “muito benéfico” para o município. “O nosso grande objetivo é a redução dos custos”, frisou.

Os vereadores do PS, Pedro Costa e Valéria Silva, votaram contra a proposta, defendendo que deveria ser a autarquia a assumir a implementação das medidas, nomeadamente a colocação de luminárias “led”, ao invés de entregar a um privado.

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e do vereador independente Emanuel Magalhães.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS