Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Teleférico no Gerês «não é miragem» e tem «total apoio» do Turismo do Porto e Norte

O presidente da entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, garantiu esta sexta-feira «total apoio» a projectos com fins turísticos da Câmara de Terras de Bouro, nomeadamente a criação de um teleférico no Gerês.

Na sessão de abertura da 20ª edição da Feira Mostra de São Martinho, que decorre em Terras de Bouro até domingo, Luís Pedro Martins disse que «o luxo desta região está na gastronomia, nas paisagens, nos recursos naturais e na hospitalidade das pessoas», sublinhando que «o turismo tem de funcionar em favor da coesão social e da coesão territorial».

«Temos uma pérola que é mal aproveitada por culpa de um país que ainda resiste à necessidade de se regionalizar. Se este Parque Nacional, o único de Portugal, ficasse 200 ou 300 quilómetros mais abaixo, se calhar era visto com outros olhos. Mas não vamos desistir de lutar por projectos que estão identificados», afirmou.

Entre esses projectos está, segundo o presidente do TPNP, a «necessidade de melhorar a circulação rodoviária no Gerês», especialmente junto à Albufeira da Caniçada, assim como «retirar os automóveis do pulmão ambiental».

«A Câmara Municipal já anunciou a ideia de fazer um teleférico, que possa ligar à Pedra Bela, no Gerês, criando assim uma nova mobilidade e tirando os carros do interior do Parque Nacional. Isso não é uma miragem. Sabemos que é ambicioso, mas, em conjunto, não deixaremos de trabalhar para possa ser realidade», assegurou.

Luís Pedro Martins garantiu, por isso, «total apoio» da entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal para poder concretizar projectos que valorizem o território e potenciem os recursos existentes, garantindo que «ninguém vai desistir».

«Não podemos dizer que temos um Parque Nacional no país e não olharmos para ele da forma como merece. Estamos de mãos dadas com o Município para lutar por estas ambições», frisou.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS