Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
AMARES

AMARES -
Implementado programa de apoio especializado para intervenção junto de cuidadores informais

O Município de Amares, em articulação com o projecto Cuidar de Quem Cuida e o ACES Cávado II Gerês-Cabreira, está a implementar o projecto de apoio especializado “Cuidar de quem cuida”.

Trata-se de um projecto nacional reconhecido como uma iniciativa de empreendedorismo social inovadora ao nível da intervenção junto de cuidadores informais, cujo objectivo passa pela capacitação de técnicos de instituições locais para a intervenção, em rede, junto de quem tem a cargo pessoas em situação de dependência.

Para a vice-presidente do Município de Amares e vereadora da Acção Social, Cidália Abreu, «este projecto é uma oportunidade de partilha de experiências entre as diversas técnicas, bem como a possibilidade de capacitar em termos profissionais e pessoais estas profissionais da área social que, no seu dia-a-dia, lidam com os cuidadores informais e são fundamentais no apoio e na transmissão de conhecimentos e de estratégias de intervenção junto das mesmos. É necessário e urgente cuidar de quem cuida, olhar para os cuidadores informais com todo o respeito e carinho».

Até ao momento, o CQC está presente em 23 municípios da zona Norte, num total de 172 entidades envolvidas e 343 técnicos das redes locais capacitados para implementar respostas de apoio a cuidadores.

Implementado pela primeira vez em 2009 na região Entre Douro e Vouga (EDV) e após ter passado por diferentes fases em várias zonas do país, em janeiro de 2019, o CQC foi aprovado como Título de Impacto Social (TIS), um dos quatro instrumentos de financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social. A iniciativa está agora a ser replicada em mais municípios da zona norte do país, incluindo Amares.

Nesta fase, o projeto é promovido pelo CASTIIS, tendo como investidores sociais a Fundação Calouste Gulbenkian e o Grupo José Mello Saúde e como parceiros a ACSS, a MAZE e o CINTESIS.

PROGRAMA

Actualmente, no âmbito do CQC, existem respostas de intervenção em grupo e de intervenção individual. As necessidades do território e os recursos disponíveis nas diferentes redes locais determinam quais as respostas a implementar.

Relativamente às intervenções em grupo, as respostas CQC consistem nos Programas Psicoeducativos e nos Grupos de Ajuda Mútua; quanto às respostas de intervenção individual propõem os Gabinetes de Apoio ao Cuidador.

As intervenções psicoeducativas contemplam uma intervenção de suporte educativo e de suporte emocional, permitindo ao cuidador obter conhecimentos e partilhar dúvidas e vivências através de momentos organizados para o efeito.

Os Programas Psicoeducativos CQC são programas de intervenção especializada, dinamizados por uma equipa multidisciplinar. Actualmente, esta resposta divide-se em Programas Psicoeducativos para Cuidadores Informais de Pessoas com Demências (PP-CQCd) e Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais – Não Especificados (PP-CQCne).

Este último destina-se a cuidadores informais de pessoas dependentes e cujo nível de dependência pode ter diferentes origens (física e/ou mental).

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS