SAÚDE

SAÚDE -
Hospital de Braga torna-se o primeiro do país com certificado para formar em ITLS (International Trauma Life Support)

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Hospital de Braga tornou-se o primeiro do país com certificação interna do curso ITLS (International Trauma Life Support), cujo seu principal foco é a abordagem prática e sistematizada da vítima de trauma.

Este curso é creditado e conta com reconhecimento internacional, integrando a formação obrigatória em várias especialidades médicas como a anestesiologia. Tem como grandes objectivos a uniformização e o reforço de conhecimentos na área do trauma e resulta da parceria com a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).

O Hospital de Braga é, assim, o primeiro do país a ter este curso enquanto entidade formadora, contando com 11 profissionais já capacitados para leccionar este tipo de formação.

O curso ITLS possui uma dimensão teórica e prática e vai decorrer em dois dias, contando com a presença de 3 formadores do Hospital de Braga e 12 formandos de diferentes especialidades (anestesiologia, cuidados intensivos, cirurgia geral, pediatria, ortopedia e do serviço de urgência).

Uma das vertentes práticas do curso é direccionada para a Sala de Emergência e passa também pela «transição do pré para o intra-hospitalar, onde se criam sinergias e se abordam técnicas avançadas de entubação, via aérea difícil, acesso intraósseo e descompressão de pneumotórax».

Esta formação pretende «optimizar as boas práticas e a prestação dos cuidados a este tipo de vítimas», de forma a melhorar a actuação dos profissionais perante situações em contexto de trauma, através de uma acção «mais rápida e sistematizada». 

Para janeiro do próximo ano já está prevista uma nova edição deste curso. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS