LEGISLATIVAS

LEGISLATIVAS -
Rafael Pinto (PAN) defende voto aos 16 anos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Rafael Pinto, cabeça-de-lista do PAN por Braga às Legislativas do próximo dia 30 defendeu, esta terça-feira, o alargamento do direito de voto para os 16 anos, num debate que contou com a participação de três jovens activistas.

Sob o tema ‘Quero lá Saber’, a conversa com Inês Pinto Ferreira, Francisca Costa e Sara Salgado, todas bracarenses, pretendeu encontrar as razões para que a abstenção na população jovens seja muito elevada e “perceber porquê que estas jovens activistas se envolvem activamente na sociedade civil e se interessam por política”.

“Aquilo que percebemos é que os jovens são movidos por causas, como as alterações climáticas e que é o sentido de necessidade de resolver questões concretas que os faz participar”, resume Rafael Pinto.

Entre as propostas do Pessoas-Animais-Natureza para combater a abstenção jovem constam uma maior educação para a cidadania e valorização da participação com a comunidade nas escolas e alargar o direito de voto aos 16 anos.

“Já vários países da Europa, estenderam o direito de voto a jovens com 16 anos e é até uma recomendação da Comissão Europeia. Os resultados têm sido muito positivos, registando-se uma maior participação nesta faixa etária que quando é responsabilizada também está mais atenta aos problemas do país e do mundo”, afirma o candidato.,

Contudo, Rafael Pinto, também ele um jovem candidato com 25 anos, avisa, “precisamos de mudanças no ensino para que os alunos aprendam como funciona o nosso sistema eleitoral e dos outros países e para que o sentido crítico seja valorizado”, considerando quea qualidade e profundidade do debate foi muito além do que vemos todos os dias na televisão e demonstra que temos mesmo que dar mais voz aos jovens”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS