São três as novidades das Festas concelhias em honra de S. Brás, em Terras de Bouro, que vão decorrer entre os dias 2 e 6 de Agosto. O cortejo etnográfico concelhio, um espaço jovem e uma sessão de fogo piro-musical vão se juntar às atracções musicais, este ano, a cargo dos GNR, Calema e Hélder Baptista. O Presidente da Câmara espera que «as festas concelhias continuem a ser um pólo de convívio entre os terrabourenses e num mês onde os e(i)migrantes regressam à sua terra». Uma das preocupações de Manuel Tibo foi reduzir o orçamento das festas que, este ano, sofreu um corte. «Quisemos um programa que dignificasse o Concelho, sem entrar em estravagâncias e com custos inferiores a 2017», disse o autarca na conferência de imprensa desta manhã.
O cortejo etnográfico concelhio irá envolver as Associações e Freguesias do Concelho. «Queremos que as nossas Associações e Freguesias participem mostram os usos e costumes das suas gentes. É uma actividade com a qual temos algumas expectativas e que vamos apostar nos próximos anos», revela Manuel Tibo. O espaço jovem ficará situado junto ao campo de futebol e terá animação diária a cargo de DJ’s. A sessão de fogo piro-musical encerra as festividades.
Segurança
Outro dos aspectos que irá ser melhorado este ano é a questão da segurança com o reforço dos agentes da GNR no terreno. «Queremos umas festas mais seguras e sem problemas. Estivemos reunidos com a GNR, os Bombeiros e a Cruz Vermelha para delinearmos um plano que vá de encontro às necessidades das pessoas e que tornem os espaços festivos, locais de diversão, convívio e encontro entre os terrabourenses.
Programa
No primeiro dia, há “stand-up comedy” com Fernando Rocha e Miguel 7 Estacas. A sexta-feira fica para o Festival Folclórico e para as concertinas. No sábado à tarde, há um cortejo etnográfico pelas 17h00. À noite, actuam os GNR. No dia 5, domingo, o destaque vai para os actos religiosos, que principiam pelas 17h00, com a saída do andor da capela de São Brás rumo à Igreja Paroquial, onde será celebrada missa. No final, sai a procissão.
A segunda-feira, último dia de festa, integra a tradicional corrida de cavalos e as actuações do terrabourense Hélder Baptista e dos Calema. Em todas as noites, haverá “after-party”, vocacionado para os mais jovens, com DJs, no recinto junto ao campo de futebol.