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OPINIÃO

OPINIÃO -
A relevância do inbound marketing

Artigo de Manuel Sousa Pereira

 

O inbound marketing pode caracterizar-se por um conjunto de técnicas e atividades com o objetivo de atrair e envolver de forma criativa e dinâmica os seu público-alvo, ao contrário do outbound marketing cujo objetivo é definir campanhas de comunicação e publicidade, de forma tradicional, com capacidade de conquistar clientes.

Este conceito terá surgido inicialmente, em 1999 com o livro “Permission Marketing” de Seth Godin, e depois em 2009, nos EUA, com o livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah com o título “Inbound marketing get found using google media and blogs”. A ideia central consiste na criação de ações concertadas para atrair potenciais clientes, surpreender, captar a sua atenção e conquistá-los como cliente e promotores da marca.

Alguns dos principais benefícios do inbound marketing são: aumentar a visibilidade da marca, gerar tráfico de qualidade e e leads qualificados, convertendo mais rapidamente contatos em clientes, reduzindo o custo de aquisição de cliente, gera um maior retorno de investimento, contribuindo desta forma, para um maior envolvimento entre a marca e o cliente.

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de mecanismos de pesquisa (sites, blogues, redes sociais, e-mail marketing) constitui um ferramenta fundamental para proporcionar bons resultados orgânicos nos motores de busca e consequentemente, um melhor posicionamento (visitas, clientes e relevância digital) obtendo simultaneamente, maior interesse, maior proximidade e melhor visibilidade junto do público-alvo. 

Segundo estatísticas de hábitos e preferências de compra de clientes on-line, (marketing sherpa) podemos verificar algumas dados estatísticos, tais como: 68% dos compradores on-line gastarão um tempo considerável lendo o conteúdo publicado por uma marca na qual estão interessados; os clientes B2B realizam, em média, 12 pesquisas antes de verificar o site de uma marca específica; 80% dos tomadores de decisão de negócios preferem obter informações da marca por meio de uma série de artigos do que de anúncios; 83% dos compradores de tecnologia on-line encontraram seu fornecedor por meio da pesquisa do Google. 

Assim, é fundamental construir conteúdos interessantes, eficientes e capazes de captar a atenção, promovendo emoção e gerando valor aos clientes e simultaneamente à marca, através de benefícios concretos atuais e futuros, alcançando desta forma, credibilidade e confiança promotores do envolvimento e fidelização dos clientes.

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