O Salão do Patronato da Vila de São Romão, em Seia, na Serra da Estrela, encheu para prestar tributo a António Variações.
Na presença de Luiz Ribeiro, irmão do cantor nascido em Fiscal, em Amares, foram interpretadas nove partituras pela Sociedade Recreativa e Musical Loriguense (sob a direcção de Vitor Moura), Banda Academia de Santa Cecília (sob a direcção de João Cruz) e alunas da Escola de Música Ana Carina Reis – Music & Voices.
As bandas serranas, a par da Banda Cabeceirense (Cabeceiras de Basto) e outras personalidades a nível nacional e internacional, integram a Comissão Promotora de Homenagem a António Variações (2018-2024), a qual tem desenvolvido ações e diligências para o reconhecimento e divulgação da vida e obra do cantor.
Entre as acções em curso destaque para a oferta do livro “Toninho, o Fantástico Variações”, de Fabíola Lopes, às bibliotecas escolares de Portugal. No concerto foram oferecidos exemplares do livro às bibliotecas escolares das escolas Evaristo Martins Nogueira, EB 1 de São Romão e EB 2,3 Reis Leitão.
O final do concerto ficou marcado pela interpretação de “Deolinda de Jesus” e “Que pena seres vigarista” por Luiz Ribeiro, irmão do cantor minhoto.