Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Esposende foi palco do apuramento dos finalistas do Cávado para o Concurso Nacional de Leitura

O município de Esposende acolheu, nos dias 26 e 27 de Abril, mais uma etapa da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Neste evento, que decorreu em conjunto com a Rede de Bibliotecas do Concelho, foram apurados dois alunos por cada ciclo de ensino, resultando num total de 8.

Estes apurados vão agora participar na fase nacional do concurso, que vai decorrer em Almada no próximo dia 4 de Junho. De recordar que nesta fase de apuramento estiveram em prova alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos seis concelhos da Comunidade Intermunicipal do Cávado – Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras do Bouro e Vila Verde, num total de 96 participantes

A apresentação do evento ficou a cargo de Jorge Serafim, o conhecido contador de contos tradicionais, sendo que o júri era constituído pela escritora Raquel Ramos, pela professora Carminda Lomba e por Marta Pais de Oliveira, escritora vencedora do Prémio  Revelação Agustina Bessa-Luís 2020. 

Este júri selecionou três livros diferentes para os três diferentes ciclos. No 1.º ciclo, o livro escolhido foi “O Morcego Bibliotecário ”, de Carmen Zita Ferreira, enquanto que para o 2.º ciclo foi escolhida a obra de Raquel Ramos “Volta ao Mundo na Mota do Meu Pai”. Por fim, para o 3.º ciclo, o livro seleccionado foi o “Ilha Teresa”, de Richard Zimler. 

Este Concurso Nacional de Leitura representa o «maior evento de promoção do livro e da leitura dirigido ao público jovem» e a sua organização envolve as escolas e bibliotecas públicas de todo o país. O principal objectivo do concurso passa por «estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS