A certificação da laranja de Amares, «como forma de valorizar e potenciar a sua comercialização», foi o tema central das “IV Jornadas Técnicas dos Citrinos de Amares”, uma iniciativa realizada esta tarde e integrada na Feira Franca Agrícola de Amares 2022, que decorre este fim-de-semana.
Promovida pela Associação de Produtores “AmarCitrus”, no Auditório Conde Ferreira, versou a “Certificação – Acrescento de Valor”.
«A necessidade de falar sobre a importância de acrescentar valor aos citrinos de Amares» esteve no centro das abordagens feitas durante o Encontro, da “Certificação Biológica” à “Certificação Comunitária IGP/DOP e Biorregiões”, assim como os “Apoios Técnicos e Financeiros aos Produtores e à Produção e a partilha de Boas Práticas na Produção e Comercialização”.
A “AmarCitrus”, promotora do Encontro, é uma associação que tem como finalidade «a preservação e promoção da Laranja de Amares, como produto de referência concelhia e da citricultura em geral», ao mesmo tempo que pretende assegurar o «desenvolvimento das actividades agrícolas, da agro-indústria e de todas as actividades do meio rural».