Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
TERRAS DE BOURO (GERÊS)

TERRAS DE BOURO (GERÊS) -
Águas residuais domésticas: um milhão de euros para «fazer as pazes com a natureza»

O Fundo Ambiental e a Câmara Municipal de Terras de Bouro assinaram, esta manhã, um protocolo que vai permitir um investimento avultado e «urgente» na melhoria e alargamento das redes de drenagem de águas residuais domésticas em onze freguesias do concelho, maioritariamente integradas no Parque Nacional da Peneda Gerês.

«Temos problemas e precisamos de ajuda. Hoje damos mais um passo importante nesse sentido», referiu o presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, esta manhã na cerimónia apoio à execução do projecto “Protecção Ambiental associada à rejeição de águas residuais na área do concelho de Terras de Bouro”

O autarca de Terras de Bouro acabou por sublinhar que este é apenas mais um passo de um levantamento realizado pelo Município terrabourense superior a 12 milhões e meio de euros, com o fim de suprir as lacunas nas redes de saneamento e abastecimento de água em todo o concelho e «proteger o território».

«O turismo é o nosso maior aliado na criacção de emprego e riqueza; Porém, temos que manter protegida a jóia da coroa das áreas protegidas de Portugal», acrescentou o autarca.

«Os nossos maiores aliados e parceiros são os municípios e o presidente da câmara de Terras de Bouro é o maior aliado deste território», referiu a Alexandra Carvalho, directora do Fundo Ambiental.

«Estamos a dar mais um passo para resolver problemas de um território magnífico. E não temos muito tempo para fazer aquilo que é urgente para nos reconciliarmos com a natureza», concluiu.

As freguesias abrangidas pelas intervenções da melhoria da rede de águas são Vilar da Veiga, Campo do Gerês, Carvalheira, Rio Caldo, Valdosende, Chourense, Gondoriz, Chamoim, Moimenta, Covide e Cibões.

«Esta verba é ainda insuficiente para alcançar os objectivos de protecção ambiental deste importante território», destacou, por fim, o edil de Terras de Bouro, dando ainda conta de que estão em curso concessões para intervenções noutras freguesias e no mesmo território, sobretudo a instalação da grande ETAR, para abarcar toda a área envolvente à Albufeira da Caniçada.

A cerimónia decorreu esta quinta-feira e juntou a presença do presidente terrabourense e executivo municipal, o presidente da Assembleia Municipal, os presidentes de juntas de freguesia, bem como de organizações e instituições públicas e privadas do território de Terras de Bouro.

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Junho de 2022

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS