Está aí a chegar a 4ª edição da Festa da Broa na União de Freguesias de Torre e Portela, em Amares. O certame arranca na próxima sexta-feira, dia 16, com a abertura de portas agendada para as 18h. Na conferência de apresentação do evento, decorrida esta manhã na sede da Junta de Freguesia (Torre), o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, destacou que a iniciativa vem «dar nobreza a esta tradição de se fazer a Broa».
Durante a apresentação, Manuel Moreira enalteceu a importância da iniciativa, apontando que «são estes eventos – feitos um pouco por todo o concelho – que mostram a identidade do nosso povo e a nossa Cultura».
«A tradição de cozinhar a Broa está em desuso e esta iniciativa veio dar nobreza a esta tradição, disse o autarca.
Mais à frente, Manuel Moreira revelou ainda que «em Torre e Portela sente-se este dinamismo que caracteriza o povo de Amares e muito dele se deve à qualidade dos nossos presidentes de Junta, que amam o seu povo e o seu território.»
«VAI SER UM SUCESSO»
Antes de terminar, o Presidente de Câmara revelou esperar que a iniciativa volte a ser um sucesso. «Vai ser mais uma vez um sucesso, tal como na edição anterior, em 2019 (após dois anos de pandemia). Foi uma verdadeira enchente e assim será novamente. Estou certo disso».
«APROXIMAR AS PESSOAS»
Já João Fernandes, Presidente de Junta da União de Freguesias de Torre e Portela, começou por denotar que se trata de «uma festa que tem vindo a crescer cada vez mais».
«Começou em 2017 e foi criada para tentar unir e aproximar o povo da união de freguesias, para que se sintam um só. Para além disso, pretendemos recriar uma tradição que se tem vindo a perder e ainda dar a conhecer aos jovens como é que se faz a broa, em que consiste todo o seu ciclo e processo», declarou João Fernandes.
Para o autarca local – e na linha de pensamento do Presidente de Câmara – a esperança é de que a 4ª edição do evento «volte a ser um sucesso».
«Trata-se de uma festa onde a tradição está e estará sempre presente e que as pessoas sentem muito», vincou.
LOUÇA “A PRECEITO” E GRANDE VARIEDADE DE BROA
A iniciativa contará com louça e toalhas a preceito e pelo recinto (em frente à Junta de Freguesia da Torre), estarão dispostos sete “stand’s” que irão confeccionar diferentes tipos de Broa, entre eles, broa normal e amarela, bola simples, bola de carne, bola de sardinha e bola mista.
A somar-lhes, não fosse esta uma festa minhota, não faltarão muitos outros aperitivos característicos da região, tais como o vinho verde, pataniscas, bifes ou bacalhau.
A Festa da Broa em Torre e Portela é organizada pela Junta de União de Freguesias, com o apoio do Município e várias empresas.
PROGRAMA DA FESTA DA BROA 2022
SEXTA-FEIRA, DIA 16
18h – Abertura da 4ª edição da Festa da Broa
22h – Cantares à Desgarrada com:
-Anjinho e Diana Monteiro
-Zé de Braga
-Liliana Oliveira
-João Oliveira
-Né da Viola
SÁBADO, DIA 17
-Tarde Infantil com insufláveis
21h30 – Marcha da União
22h – Actuação de Micakel Akordeon
DOMINGO, DIA 18
11h – Eucaristia Campal
16h30 – Desfile Etnográfico “O Ciclo do Pão”
17h30 – Festival de Folclore:
-Rancho Folclórico de Lago (Amares)
-Rancho Folclórico Tradições (Vila Verde)
19h – Actuação de Marciana