A Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH) apresentou esta quarta-feira, em Terras de Bouro, o projecto que inclui um incentivo de 90% a fundo perdido, ocasião aproveitada pelo autarca Manuel Tibo para frisar a necessidade de o concelho ter «turismo de qualidade e sustentável».
«Temos um património natural único para o desenvolvimento turístico – associado à arqueologia, ao património edificado, ao meio natural e ambiental, aos desportos náuticos, à gastronomia, à animação e ao alojamento – e uma marca muito forte, o Gerês, pelo que queremos cuidar deste “património imenso”, partilhar ideias e tirar frutos de tudo isto», apontou.
Com sala cheia e uma participação muito activa dos empresários ligados ao sector do turismo de Terras de Bouro, Manuel Tibo deixou uma indicação clara quanto à estratégia a seguir: «não queremos turismo de massas, mas turismo de “massa”, com qualidade e sustentável do ponto de vista do património, meio ambiente e do desenvolvimento da economia local».
Neste sentido, o edil terrabourense disse que «a Câmara Municipal quer envolver todos, traçar estratégias comuns e sustentáveis, apostando nas parcerias fortes» para ser possível «criar riqueza e oportunidades protegendo/valorizando este património imenso».
Para tal, vincou a «parceria com a Associação Empresarial do Vale do Homem – AEVH, que permitirá lançar novos desafios e novas oportunidades» para o tecido empresarial de Terras de Bouro e da região.
Foi neste contexto que a AEVH promoveu uma sessão de apresentação do projecto de apoio às empresas do sector do turismo, que inclui um incentivo de 90%, a fundo perdido, através do Programa Formação-Acção Melhor Turismo 2020.
SESSÃO NOS PAÇOS DO CONCELHO
A sessão contou com a presença do presidente da AEVH, José Manuel Lopes, do Vice Presidente para Terras de Bouro da AEVH , Miguel Teixeira, do vereador da Câmara Municipal de Terras de Bouro que tutela o Turismo, António Cunha, bem como do administrador da GTI, António Oliveira, e cerca de 30 empresários da região.
Numa sessão em que os empresários presentes puderam questionar e abordar oportunidades no âmbito do projecto em apreço, e outros que poderão enquadrar-se nas ambições locais, José Manuel Lopes sublinhou a importância do mesmo «nesta fase de relativa acalmia, em face da sazonalidade turística no Gerês».
«Estamos cá a apresentar oportunidades de formação/qualificação, por um lado, e desenvolvimento de marketing/promoção digital, por outro. É uma oportunidade que não podem, nem devem, perder. Valorizar os ativos da empresa, apostar nas marcas e lançar novas campanhas, mesmo capacitar os empresários para novos modelos de negócio, são o caminho do presente e futuro», destacou.
NOVOS DESAFIOS / ESTRATÉGIAS
Durante cerca de duas horas, foram definidas as linhas estratégicas do Programa Formação-Ação Melhor Turismo 2020, que visa a capacitação das empresas em diferentes áreas, tais como:
- Definir uma estratégia para atrair um maior número de clientes;
- Implementar estratégias de angariação de novos clientes;
- Criar um website ou otimizar o existente;
- Criar “aquela” presença nas redes sociais;
- Criar ou otimizar o seu sistema de vendas/reservas online;
- Saber onde pode melhorar através dos relatórios de performance;
Para esclarecimentos adicionais, ou eventuais adesões, a AEVH disponibiliza linhas directas de apoio aos empresários dos concelhos de Terras de Bouro, Amares e Vila Verde: [email protected] / 917005322 (serviços gerais) / https://www.facebook.com/aevhValedoHomem