Sob o mote ‘Pela Rota do Loureiro: vinho, turismo, economia, história e património’ realizam-se, a 7 de Dezembro, em Ponte de Lima as primeiras jornadas promovidas pela Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho (APHVIN), em colaboração com o município.
A autarquia explica que se trata de um fórum interdisciplinar, que reúne especialistas em Viticultura, Enologia, Turismo, História e Património.
A autarquia adianta que estas jornadas visam “debater o que, ao longo dos últimos anos, se tem feito nestes domínios científicos em favor do desenvolvimento de todo o vale hidrográfico do Lima, onde se encontram vinhedos predominantemente plantados de exemplares da casta Loureiro, uma das mais vinificadas em toda a região e que também se destaca em espaços vitivinícolas situados para lá das fronteiras nacionais.
A iniciativa é direccionada para produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes e viticultores em geral, alunos e docentes das universidades e instituições de ensino superior e técnicos, cujo interesse profissional se enquadre na valorização do território dos vinhos verdes.
A entrada no auditório municipal é livre.