O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, disse esta segunda-feira que a autarquia vai voltar a convocar os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho para discutir a decisão de desligar a iluminação pública durante a noite.
Na reunião de executivo, o autarca admitiu que a decisão possa ser alterada e implementado outro modelo, que permita reduzir os custos mas manter alguma iluminação pública, mesmo no período nocturno, tendo em conta as preocupações manifestadas pela população.
«Neste momento ainda não temos dados sobre o impacto desta medida, porque ainda não passou um mês, mas vamos marcar uma nova reunião com os presidentes de Junta e com um responsável da E-Redes para repensar esta situação e perceber o que pode ser feito», sublinhou.
Segundo Manuel Moreira, manter a iluminação em “poste sim-poste não” poderá ser uma alternativa.
O assunto foi levantado pelo vereador do PS, Pedro Costa, que pediu ao autarca para que reavaliasse a decisão, considerando que se trata de uma medida «excessiva» e que «está a deixar as pessoas preocupadas e inseguras».
«Seria muito importante que repensasse esta decisão, porque vai além do plano definido pelo Governo para a poupança energética e está a provocar muita insegurança», frisou, num apelo sublinhado por Emanuel Magalhães e Valéria Silva.