O Auditório Conde Ferreira, em Amares, recebeu um Encontro de Formação Pastoral da Palavra, integrado no programa da visita pastoral ao Arciprestado de Amares.
A iniciativa contou com a presença dos Bispos Auxiliares, D. Nuno Almeida e D. Delfim Gomes, assim como do cónego Luís Miguel, responsável do Departamento Diocesano da Catequese.
Segundo a organização, após uma oração inicial, D. Nuno Almeida falou sobre a importância deste evento e qual o seu objectivo como encontro formativo no arco da visita pastoral em sintonia com o plano pastoral diocesano.
«D. Delfim Gomes apontou, na sua intervenção, a necessidade de se ganhar consciência caritativa, com um traço fundamental do ser cristão. Disse que esta dimensão caritativa não pode ser um parente pobre mas ser uma alavanca essencial na vivência e identidade», refere.
Já o cónego Luís Miguel focou a sua intervenção na nova proposta catequética como resposta à exigência destes novos tempos. «Apontou também que é necessário viver a oportunidade das Jornadas Mundial dos Jovens que se realizarão no nosso país no próximo e que seria muito profícuo para os jovens do Arciprestado», acrescenta.
Após este tempo de exposição, houve uma momento de diálogo e de partilha.
O próximo encontro será no dia 18 de Janeiro de 2023, à mesma hora e no mesmo local, sendo o tempo dedicado à Pastoral Litúrgica.
Antes, no dia 30 de Dezembro, na Igreja do Mosteiro de Rendufe será celebrada uma missa em ação de graças pela família, sendo nesta celebração oferecida uma lembrança a todos os casais que durante o ano de 2023 cumpriram 25, 50 e 60 anos de casados.