O presépio movimentado de Lago, uma tradição que já conta com 36 anos de história, voltou a abrir as portas este domingo, 25 de Dezembro, no Centro Social e Paroquial de Lago. O cenário estará patente ao público até ao dia 08 de Janeiro (domingo seguinte ao dia de Reis).
A entrada é livre e quem quiser pode deixar o seu «contributo», seja através de uma rifa (que garante um prémio) ou um donativo/esmola, que servirá para a «manutenção do Presépio».
Com «mais de 2000 visitas todos os anos», de pessoas de diversos pontos do País, o Presépio de Lago conta com o apoio do Centro Social e Paroquial de Lago e da Junta de Freguesia local.
Feito por um grupo de voluntários – João Macedo, Leonel Ferreira, Abel Ferreira, Sérgio Alves, António Alves, Domingos Vinhas e Delfim Rodrigues – o presépio conta através de figuras e cenários representativos os mais variados quadros, episódios, actividades e ofícios do “povo” e da quadra natalícia.
Perto de «30 figuras movimentadas e cerca de 100 “paradas”» compõem aquele que é um dos Presépios mais conhecidos no Concelho de Amares e um pouco por toda a região. O lenhador, os Reis Magos, o carpinteiro, a lavadeira, a padeira, o pescador, o construtor, o ferrador, os serradores, muitos animais ligados à pecuária e ainda as personagens centrais do Presépio são alguns dos exemplares encontrados.
Mais desenvolvimentos na edição impressa de Dezembro de 2022, nas bancas