Arrancou esta segunda-feira, em nove turmas do ensino pré-escolar e quatro turmas do 1º ciclo dos centros escolares do Município de Amares, o projecto escolar “Heróis da Fruta”, a convite da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI). Este projecto é actualmente o «maior programa gratuito de educação para a saúde, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal», tendo como principal objectivo «aumentar a ingestão de “Super Alimentos” (frutas e hortícolas) junto das crianças, para alcançar as quantidades mínimas diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde».
Ao longo das próximas cinco semanas as crianças vão «pintar diariamente estrelas no Passaporte dos “Heróis da Fruta”, mas apenas se ingerirem uma peça de fruta no lanche. Semanalmente, as crianças que cumprirem com o desafio receberão recompensas».
No final do projecto, os mais novos terão direito a um conjunto de prémios de participação (vouchers de entrada gratuita para usufruir na rede de parceiros de prémios do projecto), após preenchimento de um formulário pelos encarregados de educação.
As crianças estarão ainda habilitadas ao prémio final que consiste na visita à escola de umas das três mascotes do projecto (Sushi, Yoga ou Tuktuk) para entrega presencial de brindes aos alunos.
O Município de Amares apela aos encarregados de educação para que «coloquem fruta na lancheira das crianças, excepto à 3ª e 5ª feira, em que há distribuição gratuita ao abrigo do Regime de Fruta Escolar».