João Teixeira, designer e ex-aluno de Design de Produto e actual docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), marcou presença na 8.ª Bienal Ibero-Americana de Design (BID) e atraiu os holofotes pela peça “Secretária Piano”, uma solução «ergonómica orientada para as novas necessidades do trabalho remoto e do teletrabalho».
O foco está, diz João Teixeira, na «maximização da produtividade, criatividade e concentração», através de uma «solução simples, mas sofisticada», que consiste num stand metálico inspirado na forma como os pianistas apoiam as partituras.
Este elemento-chave, acrescenta, permite ao utilizador «beneficiar de métodos de trabalho mais inteligentes e estimulantes», na medida em que «possibilita que livros ou documentos possam ser colocados em modo vertical no stand e sejam utilizados como ferramentas de trabalho».
A par de tudo isto, garante o designer de 32 anos, a “Secretária piano” oferece, ainda, «um design bastante único e caracteriza-se pela sua linguagem leve e jovem».