O deputado do PS Gilberto Anjos esteve esta segunda-feira na Escola Secundária de Amares, no âmbito de actividades do Parlamento dos Jovens, tendo-se também inteirado da necessidade de requalificação do estabelecimento escolar.
A iniciativa foi aproveitada para que uma comitiva do PS Amares acompanhasse o deputado da Assembleia da República numa visita à Escola Secundária, que espera um investimento de reabilitação há vários anos.
“Numa reunião com os responsáveis do Agrupamento de Escolas de Amares ficámos a conhecer o projecto de intervenção e as mais-valias que vai proporcionar a esta comunidade escolar que já junta cerca de 800 jovens estudantes”, refere o partido.
Numa nota publicada nas redes sociais, o PS Amares sublinha que “o deputado Gilberto Anjos ficou inteirado de toda a dimensão deste projecto de intervenção e da sua pertinência” e realçou “a evidente necessidade de intervenção daquela escola já foi reconhecida pelo Ministério da Coesão Territorial e pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses, tendo o investimento sido considerado como prioritário pela tutela”.
“Salientou ainda a importância da iniciativa do Agrupamento de Escolas de Amares que elaborou um projeto ajustado às suas necessidades. Gilberto Anjos considera fundamental que o município assegure que tudo esteja preparado para a submissão atempada da candidatura a financiamento da obra de modo a que o projeto não seja inviabilizado”, acrescenta.
Na comitiva, além do presidente da Concelhia de Amares, Gonçalo Alves, e de elementos do Secretariado concelhio, esteve o presidente da União de Freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, Paulo Gomes, bem como os vereadores municipais do PS, Pedro Costa e Valéria Silva, que reforçaram a importância desta intervenção, declarando que “este é um assunto que tem vindo a ser trabalhado há muito tempo em concertação com o executivo da Câmara”.
Para o vereador Pedro Costa, “a oportunidade de investimento poderá surgir a qualquer momento, pelo que é fundamental a Câmara Municipal ter o projecto pronto, devidamente aprovado e validado, para que possa candidatar esta obra, pois a escola está entre as prioritárias”.
Gonçalo Alves salientou a importância desta visita à Escola Secundária de Amares, pois no local, as necessidades, lacunas e deficiências são “bem mais evidentes”. O líder da Concelhia lançou o desafio ao deputado Gilberto Anjos para que possa “envidar todos os esforços no sentido de que a requalificação da escola seja uma realidade”.
“De igual modo, a nível local, desenvolveremos todas as diligências, para que o projecto, orçamentação e respectiva validação pela DGEsTE estejam concluídos atempadamente. O superior interesse de Amares, a melhoria das condições de aprendizagem dos nossos jovens e a defesa da escola pública depende de todos e só com uma actuação conjunta e em rede terá os resultados esperados”, frisou.