Para as bibliotecas da Rede de Leitura Pública da Comunidade Intermunicipal do Cávado (RIBCA), o Dia dos Namorados também se festeja com livros. Assim, em Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde a proposta envolve encontros às cegas com livros, embrulhados como presentes e preparados pelas bibliotecas de acordo com os diferentes perfis de leitores.
Os leitores podem levar os livros para casa, durante esta semana e até ao final do mês, uma variedade de livros surpresa, os ‘Livros de S. Valentim’.
“As bibliotecas desafiam assim as suas leitoras e leitores a um encontro às cegas diferente, que poderá despertar grandes paixões ou lançar as raízes de um amor para toda a vida”, diz a RIBCA.
Destinada a adultos e jovens maiores de 14 anos, a iniciativa propõe aos leitores que, no final do encontro, “contem como correu, e se a proposta amorosa agradou ou foi uma desilusão”.
‘Blind date avec un livre’ é uma ideia original da Biblioteca de Wezembbek-Oppem, município da região da Flandres, na Bélgica.