A Junta de Freguesia de Dornelas anunciou esta terça-feira através das redes sociais o seu mais recente projeto, o “Trilho de Ornellas”.
Em nota publicada, a Junta justifica a aposta por se tratar de um projecto «pensado para o bem-estar de residentes e de todos os que queiram conhecer um pouco melhor alguns dos pontos históricos e de lazer da Freguesia», tais como a «Torre do Outeiro, Geira Romana, Capela de S. Tiago, Ecocanil e a margem do rio Cávado, podendo ao longo do trilho observar aves e outros animais selvagens».
O “Trilho de Ornellas” é um projecto da Junta de Freguesia de Dornelas, em parceria com a Associação de Montanhismos Idas e Voltas Por Aí e o Município de Amares.
ORIGEM DO NOME
A origem do nome Dornelas é Português. Trata-se de uma família muito antiga em Portugal, que tem por solar a honra de Ornellas ou Dornelas, na terra de Entre Homem e Cávado, no concelho de Amares, distrito de Braga, da qual tomou o apelido.
O conde Dom Pedro faz memória de Pedro Fernandes d’Ornellas, dali proveniente. Passaram às ilhas Terceira e da Madeira, onde nasceu João d’Ornellas, que socorreu a cidade africana de Çafim quando do cerco pelos mouros. Dona Catharina de Ornellas custeou a construção do mosteiro de Nossa Senhora da Luz, na vila de Praga. Usam atualmente as grafias Dornellas, Dornelas e Ornellas.