A Junta de Freguesia de Fiscal, em Amares, viu aprovada uma candidatura para a reabilitação da antiga escola primária, que será transformada num centro interpretativo dedicado a António Variações, que nasceu naquela freguesia.
Numa publicação nas redes sociais, a autarquia refere que a candidatura «foi oficialmente aprovada» e que o espaço dedicado ao cantor «será real».
«É caso para dizer “É para amanhã, bem podia ser para hoje”, pois finalmente a nossa antiga escola primária será renovada e transformada num local de homenagem ao nosso conterrâneo António Variações», acrescenta.
Tal como “O Amarense” já noticiou, a Junta de Freguesia apresentou, no final do ano passado, uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Regional 2020, através da ATAHCA, para obter financiamento comunitário para a execução da obra.
O projecto visa a requalificação e transformação da antiga escola, permitindo a construção de um centro interpretativo que valorize a memória do cantor e se assuma como um ponto de atracção cultural e turística
Construída no Estado Novo, a escola primária é propriedade da Junta de Freguesia e situa-se na avenida com o nome do cantor, ao longo da Estrada Nacional 205-3, encontrando-se desactivada há vários anos.