O Restaurante Caldelas inaugurou esta quarta-feira, 8 de Março, uma exposição de “Bonecas Namorar Portugal”, uma iniciativa inserida no âmbito da celebração do “Dia Internacional da Mulher”.
Em nota enviada, pode ler-se que se «pretendeu que seja uma homenagem a todas as mulheres» e, ao mesmo tempo, «promover e divulgar a cultura artística da região».
Obra da artesã Amélia Gomes, residente em Cabanelas, Vila Verde, as bonecas “Namorar Portugal” distinguem-se pela «criatividade e simbolismo» que transportam.
Um dos destaques da exposição vai para a boneca inspirada em “Frida Kahlo”, numa homenagem a uma mulher que inspirou toda uma geração e com quem a artista se identifica. Para além desta boneca, a coleção em exposição conta também com as tradicionais bonecas inspiradas nos motivos dos Lenços dos Namorados, nos Corações de Viana e no Galo de Barcelos. Outras são apresentadas numa temática mais abstrata, com recurso a várias cores e formas.
Os visitantes e clientes do Restaurante Caldelas podem ainda contemplar as “Sardinhas” e “Andorinhas” com o tema dos Lenços dos Namorados.
A exposição “Bonecas de Portugal” decorre no Restaurante Caldelas, no centro da Vila Termal de Caldelas, em Amares, a partir do dia 8 de Março e durante duas semanas, no horário normal de funcionamento.
BONECAS
As “Bonecas Namorar Portugal” são executadas na sua totalidade à mão e de forma artesanal, com recurso a papel, arame e gesso. São pintadas com vários motivos e inspirações e podem ser personalizadas.