Perto de duzentos estudantes do ensino secundário e profissional do Concelho de Esposende participaram nos Workshops “Da Ideia ao Negócio”, dinamizados pela “START Esposende”, uma incubadora do Município de Esposende.
Estes workshops revestiram-se de uma «forte componente prática de introdução ao empreendedorismo e ao processo de transformação de ideias em negócios, dinamizados nas instalações da incubadora com recursos internos». Por esta via, os jovens estudantes foram «inspirados quanto às fontes de geração de ideias de negócio, capacitados para reconhecer as etapas da criação de um projecto de negócio e introduzidos à metodologia “Lean Startup”. Tiveram, ainda, oportunidade de compreender a importância de definir um modelo de negócio e co-construir o “Business Model Canvas” aplicado a casos reais», pode ler-se em nota enviada pela autarquia de Esposende.
ESTUDANTES DO CONCELHO E DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Aos estudantes do concelho juntaram-se também estudantes da Universidade do Porto para «conhecerem os serviços que a “START Esposende” oferece a quem tem uma ideia de negócio» e para «ouvirem os testemunhos de alguns dos empreendedores aqui incubados», nomeadamente no que se refere às suas «experiências e ao apoio que a incubadora lhes tem dado».
PARCERIA COM A UMINHO
Também com o objectivo de «cativar novos empreendedores e novos projectos de negócio para o território», a “START Esposende” levou o evento para “fora de portas” e dinamizou o Workshop nas instalações da Universidade do Minho, entidade com a qual trabalha em parceria desde a criação da incubadora.
Com a dinamização destas actividades, o Município, através da “START Esposende”, procurou «promover o espírito empreendedor dos jovens estudantes e capacitá-los para os primeiros passos na transformação de ideias em negócios».