Texto: Manuel Sousa Pereira
Uma marca é muito mais que um produto ou serviço, é acima de tudo uma conexão emocional e simbólica, com o seu público, pois essa conexão vai gerando lealdade, experiências memoráveis, transformando consumidores em defensores da marca, porque ela representa algo relevante e com significado, como sentimentos positivos, crenças, desejos e aspirações.
Alguns elementos centrais que ajudam uma marca a construir essa conexão emocional e simbólica são: o storytelling autêntico e poderoso; simbolismo e representação de valores; personificação e humanização; experiências memoráveis e significativas e consistência e relevância contínua no quotidiano dos consumidores.
Ao nível do storytelling as marcas contam histórias relativamente à sua origem, desafios e conquistas, procurando demonstrar autenticidade e inspiração, criando um vínculo emocional com os seus consumidores, sempre com o propósito de tornar a marca mais próxima e humana.
Sobre o seu simbolismo e representação de valores, mais do que vender os seus produtos ou serviços, representam valores como a liberdade, inovação, sustentabilidade, inclusão e autenticidade. Este simbolismo age como uma “ancora” emocional e espiritual fazendo com que os consumidores associem a marca às suas próprias crenças como uma extensão das suas próprias identidades.
Ao nível da personificação e humanização as marcas vão adquirindo “personalidade” própria, com traços humanos que geram identificação capazes de proporcionar divertimento, ousadia, acolhimento e inovação, aspetos que contribuem para que os consumidores se sintam próximos e confortáveis numa comunicação autêntica, com afinidade e confiança.
Sobre as experiências memoráveis e significativas que se reflete através de um atendimento atencioso, uma embalagem diferente, uma campanha envolvente proporcionando momentos marcantes, fortalecendo e reforçando o vínculo emocional.
A participação ativa dos consumidores através da participação em eventos, interação nas redes sociais e a intervenção em causas sociais vão permitindo um sentimento de pertença e ativação da marca, aspetos relevantes para a partilha dos mesmos valores.
A consistência e relevância ao longo do tempo, constitui um dos aspetos mais relevantes na procura continuada da coerência, propósito, comunicação, confiança e a sua participação em momentos importantes, tornando-se desta forma, parte integrante dos consumidores e do que estes gostam, desejam e valorizam.