OPINIÃO

OPINIÃO -
A relevância da realidade aumentada para o marketing

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite incorporar informações digitais à realidade física, sendo importante para o marketing, na medida em que permite a criação de experiências imersivas e interativas, através de dispositivos como smartphones, tablets, óculos de realidade aumentada, para seus clientes, através de uma comunicação criativa, envolvente e personalizada, proporcionando experiências únicas.

Podemos caracterizar alguns dos seus benefícios, em termos gerais, como:

Aumento do envolvimento do cliente de uma forma divertida e dinâmica, através de experiências personalizadas, que os mantém ligados por mais tempo, diferenciação da concorrência, na medida em que as marcas podem usar a realidade aumentada para criar campanhas publicitárias inovadoras e criativas, proporcionando uma vantagem competitiva sobre a concorrência, fidelização dos clientes, criando histórias memoráveis, deixando uma impressão duradoura aos consumidores e aumenta a probabilidade deles se lembrarem da marca e de se tornarem clientes fiéis, incorporação e análise de dados, procurando através da realidade aumentada, recolher dados sobre o comportamento do cliente durante a sua jornada e permitindo também que elas se alinhem com as suas campanhas de comunicação e de marketing em tempo real, maximizando desta forma, a sua eficácia.

De uma forma específica, nos diversos setores de atividade, como:

Diferenciação nas dinâmicas educacionais, diversificando e melhorando as experiências, tornando-as mais interativas, imersivas e mais envolventes. No setor da saúde, pode apoiar os médicos a diagnosticar e analisar de forma mais eficiente os procedimentos mais adequados para os pacientes. No entretenimento pode proporcionar criação de experiências, jogos e dinâmicas envolventes e atrativas. Na arquitetura e construção na visualização de projetos em 3D, simplificando a sua implementação futura. No turismo visa enriquecer a experiência, quer seja em viagem ou no fornecimento de informações turísticas em tempo real e criando experiências únicas que os utilizadores nunca esqueçam ou que sejam sempre lembradas.

Em síntese, a realidade aumentada oferece diversas oportunidades para que as marcas se conectem, de forma significativa e relevante, construindo campanhas de comunicação, publicidade e de marketing imersivas e únicas, diferenciando-se desta forma, da concorrência, criando histórias e valor para os seus clientes, na medida em que a adaptação é fundamental no acompanhamento das tendências, sem esquecer o alinhamento constante com os desejos dos consumidores.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS