Os consumidores mais jovens como os Millennials e Geração Z estão cada vez mais sensibilizados e recetivos na promoção de uma maior autenticidade, variedade de experiências, exclusividade e diversidade nas campanhas de comunicação e publicidade, bem como, na compra de produtos e serviços que correspondam a estes propósitos.
A promoção da igualdade, tem vindo a ser uma prática corrente desde a década de 80 e 90, com campanhas como as da Benetton procurado sensibilizar e alterar o comportamento das pessoas para os temas raciais, a violência doméstica, as doenças sexualmente transmissíveis, a pobreza, igualdade de género, questões políticas, sociais, religiosas, entre outros, utilizando imagens incómodas, impactantes, criativas e irreverentes colocadas nas várias campanhas de publicidade.
Atualmente, as marcas estão a desenvolver estratégias mais realistas, relativamente à moda feminina, como por exemplo a Dove que tem procurado incluir mulheres autenticas, figuras públicas e influenciadores digitais, da forma mais realista e natural, procurando sensibilizar para a beleza natural feminina, inclusiva e autêntica.
A Unilever procura corresponder às necessidades das consumidoras, promovendo campanhas de comunicação baseadas em ações concretas, conteúdos inclusivos e abrangentes, baseadas em histórias e testemunhos de mulheres reais, de diferentes etnias, géneros, religiões procurando promover a sua confiança e auto estima.
A responsabilidade social da MEO é outro exemplo onde a sua campanha que promoveu a diversidade com pessoas reais relatando as vivências da crise dos refugiados, pobreza, terceira idade, violência domestica, conservação ambiental, substituição do plástico, limpeza dos oceanos e empregabilidade inclusiva.
Marcas como a Netflix, Procter & Gamble, Nike e Coca Cola estão a desenvolver também estratégias de comunicação e açao relativamente à proibição da discriminação baseada na identidade de género, procurando cultivar a diversidade sexual, bem como, o envolvimento positivo com a sociedade, assente na equidade e diversidade.
Neste sentido, o marketing inclusivo tem vindo a reforçar a diversidade, equidade e inclusão, procurando promover a personalidade, os valores, propósito social, sustentabilidade ambiental para um público cada vez mais sensível e responsável, na procura de soluções globais e responsáveis nas diferentes dimensões da evolução humana.