Estão abertas até 08 de Março as candidaturas ao Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga. Este galardão, instituído pelo município de Braga em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores (APE), distingue anualmente uma obra de literatura de viagens escrita em português por um autor português.
Com um prémio no valor de 12 500 euros, este reconhecimento visa enaltecer a produção literária na área da viagem e da descoberta, perpetuando a memória de Maria Ondina Braga (1932-2003), escritora bracarense cuja obra reflecte uma vida de itinerância e um olhar singular sobre o mundo.
Autora de títulos como ‘Estátua de Sal’ e ‘Passagem do Cabo’, Maria Ondina Braga destacou-se pela sua escrita sensível e introspectiva, marcada pelas experiências que viveu em países como a China, a França e a Inglaterra.
Nesta edição, são admitidas a concurso obras publicadas em 2024, integralmente e em 1.ª edição. O júri, composto por três elementos nomeados pela Direcção da APE, tem um prazo de trinta dias para deliberar, sendo a decisão tomada por maioria simples, sem possibilidade de atribuição ex-aequo.
O anúncio da obra vencedora será feito após a deliberação do júri, seguindo-se a cerimónia pública de entrega do prémio na cidade de Braga.
O regulamento do prémio está disponível para consulta através do site da APE.