A Associação Comercial e Industrial de Barcelos realizou na passada quarta-feira, 23 de Junho, o Webinar subordinado ao tema “A força da marca “, com o consultor especialista João Pedro Araújo.
João Pedro Araújo começou por abordar a «importância de uma marca, o seu propósito e os objetivos da mesma».
«A marca pretende comunicar com o mundo a imagem da empresa. Deve-se ter cuidado na sua criação, verificar se já existe no mercado nacional e europeu. Para se lançar uma marca no mercado devemos delinear um plano de acção onde se define o que queremos, quando, como e quem, qual é a missão, visão, valores da empresa e como vai ser feita a comunicação para que tenha sucesso», segundo explica João Pedro Araújo, em nota enviada pela ACIB
«O maior activo de uma empresa é a marca», refere o consultor, acrescentando que «é fácil adquirir equipamentos, difícil é entrar no mercado e ter vendas só com a marca».
Disse, ainda, que «as marcas são direitos territoriais e devemos ter em atenção o território onde devemos querer actuar. Podemos proteger o nome, logótipo ou ambos e podemos fazê-lo quer ao nível nacional, europeu ou internacional, dependendo do posicionamento no mercado da empresa. Devemos sempre proteger uma marca porque dá as organizações o direito exclusivo de impedir que terceiros comercializem produtos idênticos ou semelhantes com uma marca igual ou semelhante que possa causar confusão entre consumidores».
Com esta iniciativa, a ACIB pretendeu «alertar e informar os participantes sobre a estratégia que deve ser adoptada para que o desempenho e o impacto da marca sejam um sucesso, para que esta seja um sinal diferenciador face aos concorrentes e ainda para as suas funções e princípios fundamentais da protecção jurídica e em como proteger a nossa propriedade intelectual».