O Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Braga celebram, na próxima quarta-feira, 18 de Setembro, um protocolo com o objectivo de estabelecer os termos e condições de cooperação para a implementação de um programa-piloto (Crescer 2020+) com vista à dinamização de um programa regular de Ensino do Futsal nas escolas do 1º Ciclo – Ensino Básico.
PROGRAMA CRESCER 2020+
O “Crescer 2020+” é um programa de apoio ao crescimento do futebol português que visa contrariar a ausência de condições no futebol amador, quer ao nível de recursos humanos, com a adequada formação, como também ao nível infra-estrutural.
Para além de diagnosticar os problemas e a falta de capacidade, o programa pretende dotar os clubes e seus dirigentes de instrumentos necessários e respectiva qualificação, no sentido de fazer do futebol um desporto cada vez mais apelativo e consequentemente aumentar o número de praticantes.
METAS
A implementação do Crescer 2020+ estabelece metas dentro de um quadro de crescimento sustentado e razoável. Pretende, assim, a Federação Portuguesa de Futebol que até 2020, o número de praticantes se cifre nos 200 mil, isto é, entre 2 a 2,5% da população, números que, gradualmente, se vão aproximando dos pretendidos pela UEFA.
Os objectivos serão somente cumpridos com a envolvência e o compromisso de muitas entidades, na maioria dos casos fora da esfera do futebol “federado”, como as Autarquias, estabelecimentos de ensino, INATEL.