A Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH) está a lançar, por estes dias, um conjunto de iniciativas de apoio ao comércio, restauração, alojamento e similares para o período da época natalícia e final de ano.
A Duendelândia – instalada no centro de Vila Verde – é a face mais visível do projecto. Mas há mais: campanhas digitais nos meios da própria associação, distribuição de vouchers de compras e de descontos, concursos de montras, sorteios de prémios, apoio à iluminação e decorações na época festiva e até uma “Campanha Solidária de Recolha de Bens” para doação a famílias e instituições carenciadas.
“O Natal volta a brilhar… no Vale do Homem” é o tema genérico do projecto que tem por objectivo ajudar a dinamizar o comércio de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde no Natal e passagem de ano. Conta com o envolvimento directo do tecido empresarial, instituições e dos respectivos municípios.
O lançamento de cupões de descontos, promoção gratuita nos espaços digitais adstritos à AEVH e outros, o sorteio de mais de 3.000€ em vouchers de compras no comércio local, apoio à iluminação e decorações na época festiva pretendem atrair clientes aos espaços/lojas de comércio, restauração, alojamento e similares.
Segundo a associação, «de forma directa, ou indirecta, o projecto comporta um investimento a rondar os 60 mil euros, verba maioritariamente proveniente de patrocínios e apoios de empresas instaladas na região e dos próprios municípios e instituições públicas e privadas».
«Esperamos que possa representar uma “almofada financeira” extraordinária nesta fase ainda complexa para alguns sectores da economia», assinala o presidente da AEVH, José Manuel Lopes.
«À imagem do ano anterior, foram agora reforçadas as iniciativas e julgamos que vão, certamente, gerar dinâmicas nos diferentes sectores e, por certo, ajudar a manter vivos os nossos centros», advoga ainda o presidente da estrutura representativa do tecido empresarial do Vale do Homem.
Nota que «este valor pode ser facilmente multiplicado por 10 para o tecido económico local, pois o grande objectivo é gerar dinâmicas tendentes à compra no comércio de proximidade, criar uma rede entre espaços de comércio, bem como uma “onda solidária” de apoio àqueles que estão mais próximos. “Compre cá… o Vale do Homem (Amares, Terras de Bouro e Vila Verde) tem” é a mensagem que queremos passar a todos os habitantes deste território».
COMPRE CÁ … NO VALE DO HOMEM!
Em concreto, a AEVH já tem em marcha campanhas de promoção e apoio directo aos sectores da restauração e comércio (vestuário, calçado, acessórios e similares).
Uma das campanhas – abrangente a Vila Verde, Amares e Terras de Bouro – disponibiliza a promoção/divulgação gratuita nos espaços digitais da AEVH e outros de campanhas dos espaços de comércio dos três concelhos para o período de Natal e passagem de ano.
Basta enviar conteúdos digitais próprios dos espaços/lojas para o seguinte email ([email protected]), ou página do Facebook (https://www.facebook.com/aevhValedoHomem), que os operadores digitais da AEVH tratarão da compilação e promoção nas várias redes sociais associadas.
Em simultâneo, está em curso a campanha de lançamento de cupões a preencher nos espaços de comércio dos três concelhos. Em compras iguais, ou superiores, a 15€ em qualquer loja/espaço de comércio, o cliente recebe um (ou mais cupões) que o habilita ao “grande sorteio” de mais de 3.000€ em cupões de compras no comércio local.
CAMPANHA “NATAL SOLIDÁRIO”
Em paralelo, a AEVH lançou a “Campanha Natal Solidário”. As empresas e população em geral são desfiadas a doar produtos de primeira necessidade (arroz, massa, leite, conservas, feijão/grão-de-bico, produtos de higiene, entre outros), que deverão entregar nos locais indicados pela AEVH.
A angariação decorre até dia 20 do corrente mês. Posteriormente, os bens doados serão recolhidos e entregues nas Lojas Sociais/Rede Social dos Municípios, que os encaminharão para agregados familiares, pessoas e instituições com necessidades comprovadas.
O presidente da Associação Empresarial do Vale do Homem, José Manuel Lopes, vinca que «este é apenas mais um capítulo de uma série de acções que têm sido dinamizadas nos últimos anos pela AEVH».
«Continuamos atentos e sensíveis à discussão, análise e implementação de mais medidas nos próximos meses, por forma a contribuir para criar todas as “almofadas” e apoios que permitam tornar ainda mais forte e resistente o nosso pequeno e médio tecido comercial», assegura.