AMARES –  Agrupamento de Escolas lança colectânea com textos dos alunos

AMARES –
Agrupamento de Escolas lança colectânea com textos dos alunos

O Agrupamento de Escolas de Amares apresentou esta segunda-feira, na Biblioteca da Escola Secundária, o livro “Margens”, uma colectânea de textos produzidos pelos alunos dos diferentes estabelecimentos do Agrupamento ao longo do ano lectivo anterior. As ilustrações são da autoria do artista plástico Alberto Péssimo.

O professor bibliotecário, Jorge Brandão Carvalho, explicou que se trata de uma compilação de «trabalhos de natureza muito diversa», «construídos desde os alunos mais pequenos até aos finalistas do Secundário».

PUBLICIDADE

A apresentação ficou a cargo de José António Carvalho, professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho, que destacou a importância de transportar estes textos para fora da sala de aula e realçou a diversidade patente na colectânea.

«A partir daqui, o texto sai da escola e vai ao encontro dos outros, não fica fechado na relação com o professor. Este é um livro que congrega diferentes formas de trabalhar, porque estão representados todos os espaços onde se ensina e aprende nesta terra entre margens que é Amares», frisou.

A publicação do livro tem o apoio do Município de Amares, que enquadrou a obra no projecto “Para Amares a leitura”, que pretende fundamentalmente fomentar os hábitos de leitura e de escrita.

«O Município não podia deixar de incluir este livro no projecto “Por Amares a leitura”, uma vez que vai ao encontro do trabalho do pelouro da Cultura nesta área. Era nossa obrigação fazê-lo», destacou o vice-presidente e vereador da Cultura, Isidro Araújo.

A sessão foi também aproveitada para evocar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.