AUTÁRQUICAS -
Aliança congratula-se com “progressos” no saneamento em Braga

O Aliança congratulou-se com investimento da Agere – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga na Etar de Frossos e com os “progressos que têm vindo a ser feitos no saneamento do município”.

Em comunicado, a Concelhia do partido que integra a coligação Juntos por Braga em conjunto com o PSD/CDS e PPM, sublinha que após a visita efectuada ao equipamento na companhia de Rui Morais, presidente de administração da empresa municipal “ficaram claros os constrangimentos herdados do passado, e o enorme avanço operacional e tecnológico alcançado nestes últimos anos, a par das medidas sociais e da redução dos tarifários para as famílias numerosas”.

 “Percebemos que esta Etar está em sobrecarga em relação ao que foi projectada”, afirma o Aliança, referindo que foi alvo de “um investimento de dois milhões de euros para solucionar o funcionamento deficiente e adequar aos propósitos da economia circular e de maior sustentabilidade”.

PUBLICIDADE

O agora parceiro na coligação que gere o município liderado pelo social-democrata diz estar na “expectativa” de que a nova Etar, com um investimento superior a 30  milhões de euros e prevista estar “em pleno funcionamento” no segundo semestre de 2023, “ solucione cabalmente as preocupações até agora existentes e permita a requalificação das zonas  envolventes, nomeadamente do rio Torto em Frossos”, recordando que o  “ambicioso projecto” inclui também  a requalificação do rio Este até Celeirós e a extensão da ciclovia do Este.

No comunicado, o Aliança afirma que no encontro com Morais “foi fácil constatar a optimização e modernização que foi conseguida e que coloca esta empresa a um nível de eficiência ímpar em Portugal”.

A recente distinção da Agere pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com a atribuição do Selo de Qualidade da água para consumo humano “é mais um factor de confiança para todos os consumidores”, conclui a nota à imprensa.