Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Alunas da Escola Básica António Rodrigues Sampaio vencem concurso gastronómico ‘Fish Chefe’

“Sargo panado com amêndoa e arroz de grelos”, confecionado por Maria João Faria e Inês Areia, de 13 anos, alunas da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, em Esposend, foi o prato vencedor do concurso gastronómico “Fish Chefe”. Este foi realizado no âmbito da iniciativa “Março com Sabores do Mar 2025”.

Direcionado para os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico do concelho, o concurso visa estimular o consumo de peixe e produtos locais nas escolas. Cerca de 220 alunos dos agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira, António Rodrigues Sampaio e da Escola Secundária Henrique Medina, participaram, confeccionando pratos de marisco e peixe que, depois, foram avaliados por um júri.

As eliminatórias desta que foi a nona edição do concurso tiveram lugar nas instalações do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Esposende.

A avaliação dos pratos a concurso esteve a cargo dos Chefes Rogério Ferreira e João Novo, docentes da Escola Profissional de Esposende, e de Goretti Fernandes, docente do IPCA. Como critérios de avaliação, foram considerados o uso privilegiado de produtos locais, métodos de confeção saudáveis, redução do desperdício alimentar, criatividade e inovação, valor do prato e apresentação.

«Esta iniciativa tem-se revelado muito incentivadora, uma vez que a maioria dos alunos participantes no concurso nunca tiveram contacto direto com a cozinha, e, desde modo, acabam por ganhar gosto pelo consumo de peixe e dos produtos locais», escreve, em comunicado, o Município de Esposende.

O concurso Fish Chefe «contribui de forma direta para a promoção da sustentabilidade dos recursos pesqueiros e de produtos locais», continua.

Ainda, «sendo que o Programa Geração S tem por base a educação para a sustentabilidade, numa lógica de promover a mudança de atitudes e de comportamentos face às problemáticas do mundo atual e tendo como vetores de atuação o pescado e os hortícolas, esta atividade constitui-se também como um importante contributo para preparar para o futuro cidadãos mais capazes de exercer uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais», completa.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS