REGIÃO

REGIÃO -
Aluno do Alto Minho desenha moeda que entra em circulação em 2024

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um aluno do 5.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, é o vencedor do concurso escolar ‘Desenhar a Moeda’, dinamizado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho. Como prémio, António Pires de Oliveira Parente Cerqueira verá no próximo ano a sua moeda em circulação.

Subordinada à temática ‘O Conhecimento’, a quarta edição do concurso, realizada no ano lectivo de 2022-2023, foi realizada pela primeira vez à escala de uma comunidade intermunicipal, tendo despertado o interesse de cerca de 160 crianças e jovens do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico de 11 agrupamentos escolares do Alto Minho, que criaram um desenho para uma moeda de colecção comemorativa utilizando técnicas manuais ou digitais.

Para além do primeiro prémio, foram atribuídas menções honrosas a dois alunos do 6.º e do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Arcozelo, Ponte de Lima, respectivamente a Daniel Abreu de Sá Correia e Gabriel Vítor Faria Nobre de Souza, tendo ainda sido seleccionados 60 trabalhos de alunos que integram igualmente uma exposição que fica patente na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo até finais de Julho.

Estimular a criação artística e numismática, sensibilizando a comunidade escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda, valorizando-a como instrumento pedagógico e veículo de transmissão de valores e conhecimentos entre gerações, foram os principais objectivos do concurso escolar ‘Desenhar a Moeda’.

 A moeda comemorativa será lançada no próximo ano no âmbito do Plano Numismático da INCM para esse ano.

Mais informações sobre o concurso e respectivos vencedores em https://www.cim-altominho.pt/pt/concursos/concurso-da-incm-desenhar-uma-moeda-conhecimento/.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS