EDUCAÇÃO -
Alunos da EPATV fazem painel dos alimentos

No âmbito do projecto Eco-Escolas, na temática da Alimentação Saudável, a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) elaborou, mais uma vez, o painel de alimentos. «No início do ano lectivo, após a análise da auditoria, o conselho Eco-Escolas verificou que teria de realizar algumas acções que alterassem os resultados nesta temática», explica a escola.

A primeira actividade foi a comemoração do Dia da Alimentação e da Obesidade.

PUBLICIDADE

Neste dia, a Escola Profissional Amar Terra Verde, mais especificamente os Grupos Eco-Escolas e Serviço de Psicologia e Orientação e os cursos de Restauração e Saúde, organizaram um conjunto de atividades destinadas à comunidade escolar.

Além dos inquéritos sobre o que comem, realizaram pesquisas sobre os nutrientes presentes nos alimentos. Os resultados foram um pouco assustadores.

No entanto, os hábitos alimentares adquiridos, bem como a faixa etária dos nossos alunos, tornam a alteração de comportamentos uma tarefa bastante complicada.

Este desafio envolveu a realização de um questionário na escola sobre quais os alimentos que os jovens mais consomem, fora da escola. Dos alimentos mais frequentes foram seleccionados vários alimentos de “fast food” para a elaboração do painel.

Os cursos de Geriatria e Restauração realizaram as pesquisas e estudos que culminaram no painel final, exposto no bar da escola, no dia 11 de Junho, com informação específica nomeadamente quanto à quantidade de açúcar, sal, gordura presente nos alimentos habitualmente consumidos pelos alunos, por forma a ficarem evidenciadas as diferenças existentes.