BRAGA -Alunos da Secundária D. Maria II vencem concurso ‘Porta Nova’

BRAGA -
Alunos da Secundária D. Maria II vencem concurso ‘Porta Nova’

Maria Domingues Jorge e David Condeço de Oliveira, alunos do 12.º ano da Escola Secundária D. Maria II, foram os vencedores da 2.ª edição do concurso ‘Porta Nova’ com o tema ‘XVI a.C’. O trabalho esteve sob a orientação da professora Adelina Lopes.

Este projecto visa enaltecer a cidade, sendo também objectivo representar a cultura e intervenção da população na evolução da mesma, de onde parte a simbologia deste contacto como um dos pontos mais importantes do projecto: a estrutura representa o património material e a beleza do município enquanto o público em interacção representa a sua população.

PUBLICIDADE

O projecto proposto foi desenvolvido em espaço-escola, tendo por base um desafio lançado pelo SEI – Serviço Educativo Integrado aos alunos de Artes Visuais do Ensino Secundário, em estreita colaboração com o escultor Alberto Vieira.

O ‘Porta Nova’ propôs um percurso de promoção de arte urbana e educação pela arte em Braga em colaboração com as escolas secundárias do concelho, remetendo para uma reinterpretação do universo arquitetónico e histórico da cidade.

Enquadrar a arte urbana com o património, fomentar o respeito por todas as formas de arte e realizar projectos de arte urbana são os três objectivos definidos. Também se pretende incentivar os jovens a apresentar as suas ideias e ajudar na realização das mesmas para que possam expressar a sua arte.

O júri foi constituído pela vereadora da Cultura e Educação, Lídia Dias, pelo vereador dos pelouros do Urbanismo, Planeamento e Regeneração Urbana, Património, Relação com Universidades e Ordenamento e Mobilidade, Miguel Bandeira e pela diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Isabel Silva, sendo que a concurso foram submetidos seis trabalhos.

www.pressminho.pt