Um grupo de alunos da Licenciatura e do Mestrado de Arqueologia da Universidade do Minho realizou recentemente, em Terras de Bouro, trabalhos de investigação ao longo da Geira Romana – Via XVIII.
Todo o mês de Julho, os alunos puderam desenvolver acções sobre a prospecção do traçado da via, levantamento e localização de miliários, geo-referenciação de sítios arqueológicos em todo o traçado da via romana desde Braga até à Portela do Homem.
Segundo a vereadora Ana Genoveva Araújo, “foi assim possível retomar os trabalhos de investigação arqueológica na zona de Terras de Bouro, concretamente no estudo e levantamento de aspectos relacionados com o traçado da Geira, tal como do povoamento associado à via romana”.
“O Município de Terras de Bouro prestou todo o apoio necessário para que estes trabalhos fossem concluídos com a melhor valorização possível, nomeadamente ao disponibilizar transporte e suportando os custos com o alojamento e refeições”, realça a vereadora.
De acordo com Ana Genoveva Araújo, “esta iniciativa ganha maior relevância e enquadra-se nas diversas acções que a autarquia tem desenvolvido no contexto da candidatura da Geira ao galardão de Património da Humanidade”.