A freguesia de Ferreiros, no concelho de Amares, vive este fim de semana o ponto alto das festividades em honra da sua padroeira, Santa Luzia, num programa que conjuga tradição religiosa, animação cultural e convívio comunitário.
Ainda esta noite, dia 25 de dezembro, está programada a atuação do grupo Amigos de Sobreposta e uma sessão de fogo de artifício, marcando o arranque festivo das comemorações, que já teve cantares ao desafio pela tarde.
Mantendo a tradição do dia 26 de dezembro, as celebrações têm o ponto alto com missa e procissão na capela dedicada a Santa Luzia, dando mote a um conjunto de iniciativas que se prolongam até domingo.
O momento vai contar com animação pela fanfarra dos Escuteiros de Airão São João, seguida da procissão desde a igreja paroquial até à capela de Santa Luzia e da celebração da missa campal, animada pelo Grupo Coral de Santa Maria de Ferreiros.
A tarde será dedicada ao folclore, com atuações de ranchos do concelho de Amares e da freguesia de Santiago de Goães.
A animação musical prossegue no dia 27 de dezembro, com atuação de Mickael Acordeon, enquanto o dia 28 fica marcado pela realização de um Encontro de Grupos de Concertinas, que contará com a participação de grupos provenientes de Braga, Palmeira e Loureira, no concelho de Vila Verde.
O encerramento das festividades está previsto para a noite de 28 de dezembro, com uma tradicional salva de morteiros.
As festas em honra de Santa Luzia assumem-se como um momento de forte expressão da identidade religiosa, cultural e social da freguesia de Ferreiros, reforçando os laços comunitários e a preservação das tradições no concelho de Amares.
PROGRAMA GENÉRICO / Horários












