Uma homenagem a ex-presidentes da Câmara, da Assembleia Municipal e das várias Juntas de Freguesia do concelho, que acontecerá no dia 25 de abril, é um dos momentos principais das comemorações dos 50 anos da revolução em Amares.
A homenagem, que deverá decorrer na Galeria de Artes e Ofícios, em Ferreiros, está marcada para a tarde do dia 25 de abril. A manhã do “dia da revolução” contará, como habitualmente, com uma sessão solene comemorativa no salão nobre da Câmara Municipal.
Depois das homenagens, a tarde será animado por um “arraial popular”, que integrará a atuação dos ranchos folclóricos do concelho de Amares e de um grupo de música popular, numa iniciativa que permitirá também angariar verbas para as Festas d’Amares.
O programa das comemorações do cinquentenário da revolução foi apresentado esta sexta-feira à noite, no período de antes da ordem do dia da Assembleia Municipal, pelo presidente do órgão deliberativo, João Januário Barros, que lidera também a comissão responsável.
Já no próximo dia 02 de março, em Bouro Santa Maria, acontecerá uma homenagem ao padre Francisco Antunes de Almeida e a conferência “Sacerdotes na Oposição ao Estado Novo”.
Segundo João Januário Barros, o programa, “que é dinâmico e ainda não está fechado”, inclui “muitas atividades”, sendo que algumas delas já constavam do plano de várias instituições e foram integradas nas comemorações.
Entre as ações previstas, além de exposições e conferências, destacam-se uma homenagem a Agostinho Domingues no dia 20 de abril e uma nova sessão da Assembleia Municipal Jovem, que foi recentemente instalada, a 16 de maio.
Em julho, a freguesia de Bouro Santa Marta vai promover uma homenagem a antigos autarcas locais, estando igualmente marcada, para 15 de setembro, uma caminhada em Amares e Ferreiros que servirá para assinalar o Dia Internacional da Democracia.