REGIÃO -
Amares sinaliza Caminhos de São Bento da Porta Aberta

O Município de Amares avançou, esta semana, com a colocação da nova sinalética dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta. Esta sinalização permitirá uma leitura comum e uma melhor orientação estratégica e em segurança aos peregrinos e caminhantes que o percorram os percursos até ao santuário.

Fruto de uma candidatura ao programa Interreg España-Portugal (POCTEP) apresentada pela CIM do Cávado, o projecto de valorização e sinalização dos caminhos de São Bento da Porta Aberta na NUT III Cávado resulta de uma parceria com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta e os seis Municípios associados (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde).

PUBLICIDADE

Atendendo aos vários caminhos de São Bento existentes na NUT III Cávado, foi definida uma rede de Caminhos, constituída por um caminho principal e estrutural que une o território do Cávado, com origem em Esposende até São Bento da Porta Aberta, com cerca de 70 km de extensão, e 3 trajectos variantes, unindo assim os seis concelhos da NUT III Cávado, num conjunto de aproximadamente 120 km de caminhos identificados.

Brevemente será ainda disponibilizado um Guia do Caminho que pretende ser um elemento de apoio ao peregrino e caminhante, dando-lhes orientação geográfica, informação sobre pontos de interesse e de apoio, e na interpretação do património religioso e cultural ao longo da rede definida, sendo ainda um elemento de promoção do Caminho de São Bento e para o território do Cávado.